Como ser mais Criativo

Há um ano aproximadamente eu escrevi um artigo sobre criatividade para uma revista empresarial, e revendo meus materiais resolvi aproveitar para publicar aqui algumas dicas para melhorar o processo criativo. Independente de qual área profissional pertence, todos nós temos que usar nossa mente para criar ou reinventar algo, ou até mesmo atualizar. Sem contar a pressão externa e que exercemos sobre nós mesmos sobre como ser mais criativo. No meu caso é requisito, afinal “crio, invento” histórias, mas essas dicas podem servir para produtos, serviços, métodos. Pequenas atitudes no nosso dia a dia que podem nos estimular. Então vamos começar?

Trace um objetivo ou encontre um motivo que te faça querer ser mais criativo, seja para ajudar alguém ou para crescer profissionalmente, isto te dará inspiração ou força para continuar no caminho da inovação.

Observe o mundo a sua volta, e questione-se sobre o que pode ser feito para melhorar o trabalho, a comunidade, sua vida e das pessoas a sua volta.

Escolha um tema ou assunto com a qual se identifique, tenha intimidade, ou esteja relacionado à sua área de atuação e pesquise sobre ele.

Mantenha-se atualizado, estude, busque conhecimento ele é a base para a criatividade, pode ser através da leitura de livros, revistas, artigos ou assistindo filmes, entrevistas, documentários, ouvir podcasts, enfim o que for de sua preferência. 

Divirta-se e saia da rotina, isto faz com que relaxe e consiga ver o mundo sob prismas diferentes. Isso possibilita que novas ideias surjam na sua mente. As minhas sempre aparecem quando estou no banho, dirigindo, assistindo algum filme, conversando com amigos, ou apenas observando as outras pessoas.

Anote suas ideias no momento em que elas surgem mesmo que pareçam absurdas ou um devaneio, pois nossa mente trabalha muito rápido e é provável que esqueça depois.

Releia suas anotações com frequência e tente dar vida as suas ideias, por mais que ela não funcione a principio. Experimente, teste e refaça quantas vezes forem necessárias.

Apresente sua ideia, aprenda com as críticas e não pense que uma critica negativa significa que você é ruim, algumas pessoas não vão gostar não porque você é ruim, apenas não gostam da ideia e pronto, mas terão outras que com certeza aprovarão. 

Espero que essas dicas te ajudem. Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *