Já pararam para se perguntar como o autor do seu livro preferido fez para “criar” os personagens da história que você tanto ama?
Muitos de vocês podem pensar que é pura inspiração, que ele sentou em frente ao computador e apenas colocou o que surgiu no momento em sua mente. Talvez alguns façam assim, entretanto existem métodos. Vou explicar como eu faço e o qual provavelmente seu autor preferido também utilizou para desenvolver aquele personagem que cativou seu coração.
Método ou Passos para Criar um Personagem:
Normalmente toda história se inicia com a pesquisa dos locais, e assuntos que serão tratados. Isso nos dá a base para a formação de todo o enredo e dos personagens.
Após a pesquisa passamos para a construção de cada personagem. Eu costumo começar pelos principais: Casal protagonista (já que escrevo livros de romance, então tem que ter um casal) e Antagonista.
Faço um arquivo apenas para essa descrição. Nela coloco o nome com sobrenome, características físicas, o que eles gostam, como agem, personalidade, data de nascimento, se tem algum trauma qual é e porque isso ocorreu.Seu objetivo. Principais acontecimentos que serão abordados na trama e com quais personagens interagirão.
Também costumo deixar algumas falas, que nem sempre incluo no desenvolvimento do enredo, mas que me dão o norte do personagem. A interação com o antagonista também é descrita nesse trecho.
Depois de finalizar com os três principais, eu faço o mesmo com seus núcleos até chegar nos personagens de menor importância, que as vezes nem recebem nome.
No final da descrição gosto de colocar as perguntas que devem ser respondidas no decorrer da história. Essas mesmas perguntas fazem parte do escopo dos capítulos que chamamos de Outline.
Esses são alguns dos arquivos que baseiam as histórias antes de iniciar o manuscrito. Ainda tem mais alguns detalhes que normalmente são construídos antes de iniciar o desenvolvimento de um livro.
Espero que tenham gostado de saber sobre essa curiosidade dos bastidores da criação de um livro. Bjs…