O Gardião – Nicholas Sparks: Livro de romance com drama e uma pegada de thriller.
Julie Barenson teve uma vida difícil e um relacionamento complicado com a mãe, que a levou a sair de casa, foi quando conheceu Jim em um restaurante em Daytona.
Ele comovido com sua história lhe ofereceu ajuda, e assim se tornaram amigos e depois de um tempo se casaram. Tiveram uma vida feliz e tranquila. Mas Jim partiu muito cedo devido a uma doença impiedosa. E em uma noite de véspera de Natal quando estava completando exatamente quarenta dias que Jim morrera, Julie recebeu uma encomenda deixada por ele.
Uma caixa com um filhote de cachorro dinamarquês, que Julie nomeia como Singer, e uma carta na qual Jim explica porque lhe deu o cachorro e promete que de onde quer que esteja ele sempre cuidará dela, será́ seu anjo.
Quatro anos se passam e seu cachorrinho agora esta enorme e atrapalhado, mas apesar disso se torna seu companheiro e protetor. Julie sente que está pronta para voltar a amar.
Seus primeiros encontros são desastrosos, até que um dia Richard Franklin, um lindo e sedutor engenheiro, aparece no salão onde Julie trabalha para cortar o cabelo, e a convida para sair. Franklin é atencioso, educado e trata como uma princesa.
Julie se anima com esta possibilidade, deixando seu amigo Mike Harris com ciúmes. Mike é um homem simples e honesto, era amigo de Jim, e quando ele partiu ajudou Julie, e acabou se apaixonando por ela, mas nunca teve coragem de dizer o que sentia, pois tinha medo de estragar e perder a amizade dela.
Julie por sua vez sente um desconforto diante de Mike, que só́ mais tarde ela percebe do que se trata. Dividida entre Mike e Richard, ela precisa decidir, a qual ela julga fácil, mas na minha opinião era obvio o que ela devia escolher. E o que supostamente devia ser simples pode a colocar em perigo.
Para mim, fã incondicional do Sparks, é impossível não gostar de suas histórias, e essa não foi diferente. Além das emoções habituais, esse livro tem outro elemento muito bem adicionado pelo autor: suspense. Se indico? Claro que sim!
Sinopse:
Julie cresceu vendo sua mãe trocar de namorado como quem troca de roupa e nunca se sentiu confortável com aquela situação. Chegou a ser assediada por um deles e, quando falou com a mãe sobre isso, foi acusada de se insinuar para ele.
Então decidiu sair de casa. Por algum tempo viveu nas ruas, aceitando qualquer trabalho humilhante em troca de um teto e um prato de comida.
Certo dia conheceu Jim num restaurante. Ele pagou seu café da manhã e se ofereceu para ajudá-la a encontrar um trabalho e um lugar para ficar. Bastaria que ela se mudasse para a pequena cidade de Swansboro, na Carolina do Norte.
Sem nada a perder, ela aceitou a proposta. Pouco depois sua vida estava refeita: começou a trabalhar como cabeleireira no salão de Mabel, tia de Jim, e descobriu nele o amor da sua vida.
Acontece que o destino tem um jeito estranho de pregar peças. Seis anos após se casarem, Jim morreu em consequência de um tumor cerebral. Tudo o que restou a Julie foi um presente inusitado deixado de surpresa pelo marido: um filhote de cachorro dinamarquês.
Quatro anos depois, Julie decide que está na hora de refazer sua vida e, quem sabe, encontrar um novo amor. Mas quem seria o companheiro ideal? O sofisticado engenheiro Richard Franklin, que não poupa esforços para agradá-la? Ou o prático mecânico Mike Harris, o melhor amigo dela e de seu falecido marido?
Obrigada a tomar uma decisão, Julie escuta seu coração, mas acaba provocando um ciúme doentio que pode ter consequências devastadoras.